Referencial
001

Observe a imagem do paraquedista antes de abrir seu paraquedas e responda a pergunta: onde está o fotografo?

Um corpo está em movimento quando sua posição muda no decurso do tempo. Considere um trem que parte suavemente de uma estação e se dirige a outra localidade. Em relação a um observador fixo na estação, a lampada presa ao teto do trem estará em movimento, por que sua posição varia com o tempo. Porém, para um observador no interior do trem, a lâmpada estará em repouso.

002

Desse modo, a noção de movimento e repouso de um corpo é sempre relativa a outro corpo. Essa noção é imprecisa se não definirmos o corpo em relação ao qual se considera o estado de movimento ou de repouso de um móvel. O corpo em relação ao qual identificamos se se um móvel está em movimento ou em repouso é chamado referencial ou sistema de referencia.

Por exemplo: Um passageiro sentado em um ônibus transitando numa cidade, está em movimento em relação a um edifício próximo a pista de tráfego, mas estará em repouso em relação a um passageiro que esteja em pé ao seu lado. A ideia de parado ou em movimento leva em conta mudança, ou não, da posição do corpo em relação a outro que sirva de referencia com o decorrer do tempo.

003

Um ponto material está em movimento em relação a um determinado referencial quando sua posição, nesse referencial, varia no decurso do tempo.

Um ponto material está em repouso em relação a um determinado referencial quando sua posição, nesse referencial, não varia no decurso do tempo.

Noção de Movimento e Repouso