Inércia
nave

Imagine que você tomou uma nave espacial e saiu por ai passeando pelo cosmo. Numa região do espaço sem gravidade significativa, você sai da nave e fica lá, "flutuando" no espaço.
Aí, "PLIM"! Aparece um caminhão na sua frente, parado em relação a você,e que, como não há gravidade no local, tambem está "flutuando". Imagine ainda que, da mesma forma, surge diante de você uma bicicleta.

adf.jpg

Para você, que está no espaço, sem gravidade, longe de qualquer planeta, é mais fácil empurrar o caminhão, a motocicleta, ou tanto faz?
À primeira vista, parece que tanto faz, mas isso não é verdade. Se fizessemos essa experiência, iriamos verificar que é mais “dificil” empurrar o caminhão.
Isso quer dizer que se empurrarmos o caminhão e a bicicleta da mesma forma (utilizando a mesma força), haverá um efeito maior sobre a motocicleta do que sobre o caminhão. O caminhão, por ter mais massa, por ser uma quantidade maior de matéria do que a bicicleta, resiste mais à mudança de seu estado, no caso, o de repouso. A inércia do caminhão é maior do que a inércia da bicicleta. A massa é definida por Newton, como a medida da quantidade de matéria de um corpo, mas ele tambem definiu-a como medida da inércia de um corpo. Ou seja, quanto maior a massa, maior a inércia do corpo, maior é a sua esistência a mudanças de estado de movimento.

i2.jpg

Agora, por outro lado, imagine que, em vez de empurrar a bicicleta e o caminhão, que estavam em repouso em relação a você, você quisesse detê-los. Você está parado fora da espaçonave, o caminhão e a bicicleta estão vindo com a mesma velocidade e na mesma direção. Qual dos dois seria mais dificil deter: o de maior ou o de menor massa?

Seria o caminhão, o de maior massa. Então, o caminhão não só resiste mais do que a moto à ENTRAR em movimento, como tambem resiste mais a DETER-SE, uma vez em movimento.

Isso sifnifica que o conceito de inércia é mais amplo. Não apenas os corpos em repouso resistem a mudança, mas tambem, os corpos já em movimento. Por definição, podemos entender a inércia da seguinte forma:

"Inércia é a propriedade que a matéria tem de manter o seu estado, seja ele de movimento, ou seja ele de repouso."

Fazendo um paralelo dentro dos casos exemplificados, podemos entender que quanto maior a massa de um corpo, maior será a sua inércia. Muito cuidado para não confundir "Inércia" com o "Princípio da Inércia", que é a primeira lei de Newton, tema do estudo a seguir.