Conceito de Força
Ponte

Em geral costuma-se associar força a movimento, à ação de puxar ou empurrar alguma coisa que está se deslocando. Embora correta essa ideia é incompleta. Forças podem ser exercidas sem que haja movimento – Na estrutura de um prédio ou de uma ponte, por exemplo, são exercidas dezenas ou centenas de forças cuja ação é invisivel.

SS

Alem disso a ideia de puxar ou empurrar está quase sempre associada a ideia de contato, o que exclui uma caracteristica fundamental da noção de força – A ação a distância. A atração gravitacional entre o Sol e os planetas, por exemplo, é exercida a milhões de quilometros de distância. Há ainda, a influência da linguagem cotidiana, que utiliza frequentemente a palavra força com os mais variados significados, interferindo na compreensão do seu significado físico.

Mas qual é o significado físico da palavra força?Trata-se de uma grandeza vetorial, da qual não se tem uma definição precisa, única, expressa em palavras. Existem expressões matemáticas provenientes de leis físicas que permitem determinar a direção o sentido de uma força, calcular ou medir seu módulo e definir a sua unidade de medida.

A Palavra Força
Em Consulta ao Dicionário Eletrônico Houaiss, verifica-se que, dos 21 significados da palavra força, apenas um se refere ao seu siignificado físico contextualmente correto. Encontramos ainda 62 locuções em que a palavra força aparece - dessas, 42 se referem a forças relacionadas com a física, algumas equivalentes ou sinônimas entre si. Outras são inadequadas ou estão em desuso.
Em termos estatísticos, isso significa que 99,5% das acepções da palavra força e 32% das locuções que a contem não tem relação direta com o significado físico da palavra. Issoo tende a influir na nossa compreenssãodo conceito e a dificultar o uso correto dessa palavra no contexto fisico.

Conceito dinâmico de Força

"Força é a causa que produz em um corpo a variação de velocidade, portanto, aceleração."

Em relação ao estudo dos movimentos é possível descrever como eles ocorrem ou não por meio de forças de interação entre corpos. essa descrição foi estabelecida pelo conjunto de leis formuladas por Newton no século XVII, conhecidas como as Leis de Newton.