Introducao de Vetores

Grandezas Escalares

Grandezas físicas como tempo, por exemplo, 5 segundos, ficam perfeitamente definidas quando são especificados o seu módulo (5) e sua unidade de medida (segundo). Grandezas físicas que são definidas quando são especificados apenas o seu módulo e a sua unidade de medida são denominadas grandezas escalares. A temperatura, área, volume e a densidade são também grandezas escalares.

Publica%25C3%25A7%25C3%25A3o1.jpg

Exemplo: a massa de um caminhão cheio de areia é de 1 tonelada. Pronto, está totalmente definido. Eu não preciso saber se o caminhão está caminhando na estrada, se está voando ou se está fazendo uma curva, ou descrevendo um círculo.
Digamos que você quer cronometrar o tempo que eu percorro nadando de um lado a outro da piscina. Você aperta o cronometro e espera até que eu até o outro lado. Não é preciso você saber se eu nadei borboleta, peito, ou costas, se eu descrevi uma curva ou um círculo ou se de repente comecei a andar sobre as águas. Tempo é tempo, você dá a informação e ele está definido.

bitrem-bitrenzao.png

Grandezas Vetoriais

Quando você está se deslocando de uma posição para outra, basta você dizer que percorreu uma distância igual a 5 m? Não, você precisa especificar, além da distância (módulo), a direção e o sentido em que ocorre este deslocamento.

Quando um corpo sofre um deslocamento de uma posição A para uma posição B, esta mudança de posição é definida pelo segmento de reta AB orientado, que une a posição inicial com a final, denominado neste caso de deslocamento (fig. 1).

trinta.gif

Figura 1 - Deslocamento do um corpo de uma posição A para B.

Observe que o deslocamento não fica perfeitamente definido se for dada apenas a distância percorrida (por exemplo, 5,0 cm); há necessidade de especificar a direção e o sentido do deslocamento. Estas grandezas que são completamente definidas quando são especificados o seu módulo,a unidade, a direção e o sentido, são denominadas grandezas vetoriais.

montanharussa_betocarreo_materia.jpg

Exemplo 01: velocidade e aceleração. Você está numa montanha russa em um parque de diversões. Aquele carrinho está sempre a 60 Km/h com aceleração de 5m/s², mas uma coisa é a velocidade quando ele está em linha reta, outra coisa é quando está despencando na descida, outra coisa é quando está fazendo uma curva ou descrevendo uma circunferência. Entendeu, não basta o número pra definir. Até a sensação é diferente (na descida parece que você vai morrer).

Exemplo 02: força. Não basta dizer que você fez uma força de 1000 N pra deslocar um bloco de 1 tonelada. Por exemplo, imagine esse bloco preso a uma corda, e você puxando essa corda. Uma coisa é a força pra puxar o objeto arrastando ele na superfície, outra coisa é a força pra tentar levantar ele, outra totalmente diferente é descrever uma curva ou um círculo. Então você tem que definir direção e sentido para dar sentido completo.